Nesta terça, dia 23 de janeiro de 2018, aconteceu no auditório do Ministério dos Direitos Humanos o relançamento do Movimento Ação Integrada, o MAI. O evento contou com a presença de representantes do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT, Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público do Trabalho – MPT, Ministério do Trabalho – MTb, Ministério dos Direitos Humanos – MDH e Tribunal Superior do Trabalho – TST.
O presidente do SINAIT, Carlos Silva, esteve na coordenação da mesa. Ele lembrou que o evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma semana histórica da luta contra o trabalho escravo, marcada pela Chacina de Unaí e pela data nacional de enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo, 28 de janeiro. Carlos Silva resgatou também um pouco da história do Movimento, desde 2009, e citou o surgimento do Movimento Ação Integrada – INAI, como um das consequências mais potencializadoras da rede.
O Movimento Ação Integrada
O Movimento nasceu em 2009 a partir de uma iniciativa realizada em Mato Grosso destinada à qualificação e reinserção profissional de trabalhadores e trabalhadoras resgatados e vulneráveis ao trabalho escravo. O projeto foi possível com meio de articulação com diversas entidades públicas, privadas e da sociedade civil, que construiram conjuntamente uma ação capaz de garantir outras oportunidades a trabalhadores e trabalhadoras resgatadas de relações profissionais descritas como análogas ao trabalho escravo.
O êxito desta iniciativa promoveu a expansão e adequação do projeto para outros estados, bem como a criação do Movimento Ação Integrada em 2012, posteriormente ampliado em 2014 e 2015. Seu objetivo do Movimento fortalecer e apoiar a implementação de iniciativas locais e regionais de Ação Integrada que promovem a inclusão socioeconômica de resgatados(as) e vulneráveis ao trabalho escravo, além de suas famílias e comunidades.
Leia nosso boletim na integra clicando aqui.